Muitas empresas não dão a devida importância à Infraestrutura de T.I, e isso pode gerar um custo alto e desnecessário.
O descaso com esse assunto é mais normal do que pensamos, uma empresa cresce, seu número de funcionários aumenta, sua carteira de clientes aumenta, e junto com tudo isso suas necessidades também aumentam, e esse detalhe passa desapercebido, porém é esse detalhe que permite que nossa empresa funcione como desejamos.
“Pare por um minuto e pense bem: Sua empresa está preparada para suportar tudo isso, sem precisar repensar ou modificar a sua estrutura atual?”
Tanto se fala em infraestrutura na T.I, mas o que é isso? Afinal de contas, o que é infraestrutura de T.I? Quais seus impactos, consequências e importância dentro da minha empresa?
A Infraestrutura de T.I é justamente o conjunto de todos os sistemas de informação da empresa. Ela é composta por: hardware(peças, monitores etc.), software(Programas), tecnologia de gestão de dados, rede, serviços de telefonia, ou seja, tudo que envolva informática. Esses componentes são essenciais para que a sua empresa possa fazer uso desde telefones, estações de trabalho, cabeamento, rede sem fio, servidores, ferramentas de virtualização e trabalho em grupo. O investimento é planejado levando-se em conta o porte, tamanho, funcionamento e rotina das empresas.
Agora que você já sabe do que estamos falando, está na hora de entender por que pequenas e médias empresas não dão valor a ela, e por que isso é uma grande ameaça. Mas, qual é o impacto disso no dia-a-dia?
Você certamente já deve ter se deparado com algumas dessas situações na sua rotina de trabalho:
- Internet lenta.
- Problemas de acesso à rede ou à sistemas.
- Softwares piratas ameaçando a segurança.
- Linhas de telefone sempre ocupadas.
- Computadores com problemas de desempenho.
- Rede instável.
- Áreas sem conexão sem fio.
- Redes sem conexão à internet.
- Falta de servidor.
- Perdas de documentos digitais.
As empresas, muitas vezes não pensam em Infraestrutura de T.I, por que pensam que isso é um detalhe luxuoso demais para pequenas e médias empresas, e que só grandes empresas podem ser dar ao luxo de usufruir desses benefícios. Mas, quando uma empresa de qualquer tamanho cresce de maneira não sustentável e não organizada, usando computadores antigos, tecnologias ultrapassadas, programas piratas, conexão de internet não profissional, falta de uma estratégia de telefonia, falta de servidor, falta de planejamento de redes e conexões de internet, ela paga o preço por isso, mais dia ou menos dia.
Esses problemas tornam o dia-a-dia dos profissionais menos produtivo e inconstante, e hoje em dia, baixa produtividade é sinônimo de baixo lucro.